Maresia-Mar

Este blog será parte de mim, o encontro de amigos e emoções. Serei eternamente criança, azul de alma e coração... O mar, o meu refúgio, o meu porto seguro!

terça-feira, outubro 17

Vila Nova de Gaia


Vila Nova de Gaia, o meu concelho, tem referências históricas de uma riqueza única, capaz de acordar a vontade adormecida e, com olhos postos no rio Douro, percorrer as páginas deste livro memorável.
Situado na margem sul do Rio Douro, Vila Nova de Gaia ocupa uma área de aproximadamente 165 kms2, com cerca de 290.000 habitantes que povoam 24 freguesias deste Concelho.
As origens mais remotas desta terra de diversidades, transportam-nos através dos tempos, desde o Paleolítico, passando pela Romanização até aos dias de hoje.
O Foral do rei D. Afonso III, datado de 1255, concedido à então Vila de Gaia, uma povoação junto ao rio, relata o 1º de muitos episódios, responsáveis pela organização das terras, o seu povoamento e as actividades às quais a população começou a dedicar-se.
Em 1288 foi a vez de D. Dinis fazer história ao conceder um foral à povoação do Burgo Velho do Porto que, desde aí, começou a ser denominada Vila Nova de Rei.
Dada a fácil travessia do rio e o enorme ancoradouro, rápidamente aquela zona ribeirinha se tornou num importante estaleiro e entreposto comercial.Vila Nova de Gaia tornou-se, por volta da segunda metade do séc. XVIII, numa terra de homens do mar, artífices, mercadores e homens de negócios. Foi nesta época de prosperidade que alguns estrangeiros começaram a instalar-se e a adquirir imóveis, nomeadamente casas e armazéns, os quais eram utilizados para apoiar as operações de embarque do vinho do Douro. Um negócio que alterou não só a economia, mas também o urbanismo de Gaia com a instalação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em Vila Nova, por ordem do Marquês do Pombal.
O clima de florescimento económico favorecia a 1ª tentativa dos gaienses para verem Vila Nova de Gaia elevada a cidade em 1841, através de um pedido dirigido à Rainha D. Maria II, no qual era também solicitado um brazão.
(In memórias do meu 1º Blog)
===
Como tudo o que tem a ver com a minha cidade me apaixona,prometo voltar com mais noticias apaixonantes.Boa semana para todos, em particular os Gaienses.
===
PS: Vocês estão todos no meu pensamento, no entanto o tempo não me permite visitar-vos como desejava e também tenho o meu blog um tanto ao quanto desleixado, mas não pode ser de outra forma. Continuo too busy.. Não se esqueçam de serem felizes!

21 Comentários:

Às 17 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Confesso que práticamente não conheço o "teu" concelho, mas , achei interessante o que li .
Beijitos.

 
Às 17 outubro, 2006 , Blogger Velutha disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 17 outubro, 2006 , Blogger Velutha disse...

Conheço bem o teu concelho e ainda o ano passado subi o Douro e adorei. Todo o Norte tem um património natural, arquitectónico e escultórico de rara beleza. Bela também és tu, querida amiga.O teu património, a amizade, é riquíssimo.
Beijos com simpatia e carinho.

17 Outubro, 2006

 
Às 17 outubro, 2006 , Blogger V.P. disse...

Gaia não conheço muito bem, mas pode ser que um dia de aí um salto. e não me vou esquecer de ser FELIZ. E isso também se aplica a ti!!!!

Bjx fica bem

 
Às 17 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Conheço algumas coisas de gaia e gostei muito, confesso. Há também a questão do betão, mas esse, enfim... tem que ser!
Um trabalho de pesquisa, o teu!
obrigado pela revelação.
Beijinhos

 
Às 17 outubro, 2006 , Blogger Elise disse...

Conheço bem a Avenida, de resto...

Qualquer dia vou passear par os teus lados! Beijos amiga!

 
Às 18 outubro, 2006 , Blogger amigona avó e a neta princesa disse...

Apesar de atrasada um beijo de parabéns amiga! Que o Sol brilhe neste teu Inverno e te faça feliz... um beijo...

 
Às 18 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

oi miga bigado pela visita e pelo comentario deixo um bjos e...
Ofereço uma rosa

A quem me deu perfume,
A quem me deu sentido,
A quem só me fez bem,
Ofereço uma rosa,
Aqueles que sorriram comigo,
Aqueles que comigo
partilharam lágrimas
Aqueles que souberam da minha existência
Ofereço uma rosa
Aos nobres do sentir
Aos ricos do viver
Aos imperadores do amor.
Ofereço uma simples rosa
Aqueles que simplesmente foram amigos
Que eternamente
fizeram do silêncio sair sons,
Que cantaram comigo,
Que me olharam,e,me sentiram
Ofereço a minha rosa,
Àqueles realmente interessantes!
...corpo y alma...

 
Às 18 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

olá!!! Beijinho especial, embora atrasado, de parabéns!!!! Obrigada pela tua «presença» no meu mar...aguardamos dias mais calmos e com menos trabalho...nao tarda nada e estamos no final do ano outra vez....fica bem e desejo-te boas marés!!!!

 
Às 18 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Até que a gente não se esquece de ser feliz... o problema é lembrar à felicidade de que ela tem que passar pelo caminho onde estamos... rss.

Amiga querida, saudade de ti! Há que admirar o seu carinho para com os amigos, pois mesmo estando tão assoberbada de serviço está sempre encontrando um jeitinho de nos visitar e de deixar aqui um mimo para todos nós.

Adoro essa música de fundo! É tão dolente, e chega mansinha em nosso coração...

Que teus dias, meu anjo, te cheguem fartos de paz, alegria e amor, para que teu coração encontre sempre motivos para colocar no teu rosto um belo sorriso.

Ficam flores para enfeitar teus caminhos, e também para dizer do imenso carinho que tenho por ti.

Beijos no coração... afagos na alma!

 
Às 18 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Gosto muito de Gaia , este verão passei aí uns dias bem giros.

Bj**

 
Às 18 outubro, 2006 , Blogger BlueShell disse...

Já estou melhor da gripe...agora já li o texto: gostei de saber tudo isso!
Beijos, BShell

 
Às 19 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Ai vivi em adolenceste e guardo boas lembranças do passado, hoje continua lindo mas com muita mudanças_____________Meu rasto, Cõllybry

 
Às 19 outubro, 2006 , Blogger Unknown disse...

Temos uma marginal que devem haver poucas no país, suplanta a Foz do Douro.
Parabéns pelo teu estudo a Gaia, é engraçado que aqui em Valadares também existe história antiga; explora esta parte que vais gostar de saber.
Entrei aqui a primeira vez e gostei, eu regresso.

ZezinhoMota

 
Às 19 outubro, 2006 , Blogger Cristina disse...

Olá minha querida,
Não conheço Gaia, mas adorei ler :)...Eu também ando "too busy", ando como tu...Força que belos tempos voltaram :)
Um beijinhu carinhoso

 
Às 19 outubro, 2006 , Blogger Pitanga Doce disse...

Psiu, ô Cristina, aí de cima! Eu conheço Gaia, viu? E estou aqui a me deliciar com o Rui Veloso e até vejo a serra do Pilar e a MAGNÍFICA Ponte D. Luis. Isto no dia de hoje é o presente certo.

beijos a Maresia-Mar e viva o Porto!!

 
Às 19 outubro, 2006 , Blogger Isa e Luis disse...

Olá minha linda,

Gostei muito saber algo mais da tua cidade, conheço de passagem.

Muitos beijinhos para ti doce amiga

Isa

 
Às 20 outubro, 2006 , Blogger Tom disse...

Ai que lugar lindo! Deu vontade de abrir os olhos por lá.
Ainda vou conhecer Portugal. Espero poder vê-la e dar-te um abraço quando isso acontecer.
Um beijo carinhoso.
Tom

 
Às 20 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Sê tu também muito feliz, recebe em dobro...jinhos muito luminosos

 
Às 21 outubro, 2006 , Blogger Maresi@ disse...

Grata pela visita...espero ve la com menos trabalho "vizinha da outra margem".

Beijo suave_____Maresi@

 
Às 21 outubro, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Minha linda, mando para ti o sorriso de um anjo, atado com um lindo raio de sol, perfumado nas flores de mimosas fadas, e levado num beijo que pedi à brisa mansa que passava por aqui, para depositar no teu coração. Só para desejar que teu final de semana seja de descando, de paz, alegria e muito amor, junto a tua maravilhosa família.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial